terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Oficina 12 - O processo de produção textual

No dia 26 de setembro realizamos mais uma reunião do Gestar II. Iniciamos a reunião com a leitura compartilhada de um texto intitulado "Mineirês". O texto reproduz a forma típica dos mineiros falarem. Falamos da importância de conhecermos a forma peculiar de cada região ou grupo falar e que existe uma diferença no falar e no escrever. Desenvolvemos uma atividade de reescrita de texto, todos reescreveram o texto e viram que a escrita "errada" era um recurso para tornar o texto engraçado, ao escrevê-lo corretamente o texto muda de objetivo. Eis o texto:


Quem for mineiro leia, quem não for tente:
Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomano uma pimcumel e cuzinhano um kidicarne com mastumate pra fazê uma macarronada com galinhassada. Quascai de susto quando ouvi um barui vino de dendo forno pareceno um tidi guerra. A receita mando pô midipipoca denda galinha prássa. O forno isquentô, a galinha isprudiu!
Nossinhora! fiquei branqui nem um li di leiti.
Foi um trem doidi mais.Quascai dendapia! Fiquei sensabê doncovim, oncotô, poncovô. Oi procê. Qui locuraGrazadeus ninguém maxucô.

Os cursistas comentaram sobre as atividades das unidades 23 e 24 da TP6 e como foram desenvolvidos os Avançando na Prática em sala de aula. Todos os cursistas explraram bastante a forma peculiar do mineiro falar e juntamente com os alunos construíram um "Pequeno Dicionária da Língua Mineira", Título dado pelos alunos. Foi muito divertido, segundo os cursistas, trabalhar com esse tema. Os alunos ficaram empolgados em trazerem muitas palavras.

A coordenadora Pedagógica, Dilza, orientou os cursistas quanto ao desenvolvimento dos projetos e a maioria estava na fase inicial. O grupo optou por mais de um projeto. Sendo os Projetos:

  1. "Memorial de Leitura"
  2. "Jornal na Escola"
  3. "Viva a diferença"
  4. "Conhecendo bem para ajudar a escola"

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