domingo, 3 de janeiro de 2010

Oficina 15 - Gramática e seus vários sentidos

Esta oficina possibilitou aos cursistas se perguntarem qual o real sentido da palavra gramática e que existe diferença entre a gramática normativa e aquela gramática interna, que cada um traz consigo.

A Amizade
A oficina iniciou-se com a leitura de um texto de Albert Ainstein

“Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.
Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.
Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.
Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.
Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.
Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.”

Albert Einstein

Após a leitura passamos às dúvidas nas atividades da TP 2, todos discutiram o tema, e gerou bastante indagações uma vez que o grupo se dividiu quanto ao ensino da gramática nas escolas.
Após a discussão Lemos juntos o "Ampliando nossas referências" da pág. 36 e buscamos um ponto comum nas nossas conclusões. O ensino da gramática é muito importante desde que seja feito de forma significativa e usual. É necessário o aluno ter contato com diferentes tipos de texto seja como leitor ou produtor e dessa forma estará ampliando a gramática implícita. Cabe ao professor mediar a reflexão quanto ao uso da língua em diferentes situações.
Os cursistas apresentaram as atividades desenvolvidas pelos alunos e passamos aos projetos que estavam sendo desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário