segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Projeto de Língua Portuguesa
“Conhecendo bem para melhor ajudar a escola”
Escola Municipal "Deputado Abelard Pereira"
Carandaí-MG


Apresentação:
Durante a penúltima unidade do livro didático “Português, dialogando com o texto”, estávamos desenvolvendo, com nossos alunos de 7º ano, um trabalho de reflexão acerca da importância da educação na vida das pessoas. De acordo com os textos trabalhados em sala de aula, eles tiveram a oportunidade de constatar que ainda há muitas crianças que não conseguem ter assegurado o direito à educação.
Dentro desse contexto, julgamos conveniente promover aos nossos alunos a oportunidade de refletirem sobre a realidade deles em relação à escola que estudam, para, a partir de então, pensarem em possíveis medidas para modificar aquilo que não lhes tem agradado. Ainda sim, julgamos relevante que este trabalho seja apresentado a toda comunidade escolar a fim de que todos possam se envolver nesse projeto.
Para nós, a relevância desse projeto encontra-se no fato de que o trabalho a ser desenvolvido se encontra em total acordo com a realidade dos alunos, uma vez que eles passam grande parte de seu tempo no ambiente escolar. Além do mais, através do trabalho desenvolvido, os alunos terão a real possibilidade de atuar significativamente na sugestão de medidas para a melhora dos problemas existentes na escola. Acreditamos que o sucesso de um projeto depende, antes de tudo, de sua aplicabilidade.


Objetivos gerais:
Motivar os alunos a refletirem e discutirem a respeito da realidade escolar vivida por eles, levando-os a apresentar ações capazes de atenuar os problemas detectados.
Conscientizar e sensibilizar toda a escola acerca desses problemas, estimulando-a a se envolver na prática das medidas apresentadas pelos alunos, a fim de que se possam amenizar ou até mesmo solucionar os problemas.



Objetivos específicos:
Trabalhar os gêneros textuais: “Mesa-redonda” e “Texto publicitário”, ressaltando suas características específicas e finalidades.
Exercitar as práticas de oralidade através dos trabalhos apresentados pelos grupos à classe, durante a realização de duas etapas do projeto (participação na mesa-redonda e apresentação do cartaz publicitário).
Promover a oportunidade do trabalho em grupo, visando desenvolver nos alunos a capacidade de interagir e lidar com opiniões diferentes dentro de um mesmo grupo.

Metodologia:
Reflexão em grupos sobre a situação da escola; Mesa-redonda, formada por um representante de cada grupo, com debate sobre os problemas apresentados;
Avaliação da classe sobre a realização da mesa-redonda;
Seleção dos principais problemas abordados no debate;
Distribuição de cada problema a um grupo;
Escrita e produção de uma campanha publicitária por parte de cada grupo, a partir do problema selecionado por eles;
Publicação e divulgação de cartazes.

Turmas em que foi desenvolvido:
7º anos da Escola Municipal “Deputado Abelard Pereira”
•Chiquinha Gonzaga
•Herbert de Sousa
•Gandhi
•Nelson Mandela
















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